TIGRES DO ASFALTO MOTORCYCLES
SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO,
É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER.
História do Moto Clube Tigres do Asfalto

Por volta do ano de 1996, Josely, Toninho, Henrique e Chicão se tornaram amigos e tinham em comum a mesma paixão, o motociclismo. Sempre se encontravam para trocar idéias sobre o tema e combinar passeios de moto.

Num destes encontros informais, decidiu-se formar uma associação com a finalidade de promover a integração, de forma oficial, deste grupo de amigos para melhor planejar suas viagens de moto e para que elas se tornassem motivo de alegria, prazer, liberdade e respeito ao amigo motociclista e à natureza. O motociclista Toninho sugeriu denominar o grupo de “TIGRES DO ASFALTO MOTORCYCLES”, tendo a idéia sido imediatamente acatada por todos, tendo a data de 08 de março de 1997 ficado considerada como a data de criação do MOTO CLUBE TIGRES DO ASFALTO DE DIVINÓPOLIS.

Infelizmente, dias depois, o amigo Toninho faleceu em um acidente motociclístico quando o grupo viajava para participar de um encontro na cidade de Juiz de Fora/MG, não podendo presenciar e acompanhar o crescimento do grupo.

Em julho de 1997, na Savassinha, foi realizado o 1º Encontro Regional de Motociclistas em Divinópolis, evento este que teve a participação de muitos motociclistas e a presença de muita gente, tendo sido considerado um sucesso.

Em 25 de fevereiro de 1999, foi realizada na casa do Josely Penido Dias, sito na Rua Inhazinha Epifânio, nº 850, no Bairro Sebastião, uma reunião com o objetivo de oficializar a associação, tendo sido elaborada uma de Ata de Constituição da associação, presidida pelo Josely e secretariada por João Alves de Sousa. Na oportunidade foi aprovado o Estatuto Social do Moto Clube, o qual foi registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos e Registro Civil de Pessoas Jurídicas de Divinópolis, sob o nº. 3561, no livro A-25, fls.000, em 06 de abril de 1999. Nesta mesma reunião foi eleita a primeira diretoria do Moto Clube, para o biênio 1999/2000, ficando assim constituída: Presidente: Josely Penido Dias, Vice-Presidente: Wilson Silva Neves; Tesoureiro: Henrique Joaquim, o qual no mês de abril do mesmo ano solicitou o seu afastamento, tendo assumido o seu cargo o motociclista Welldmam, e para Secretário: Ranulfo da Silveira Zaponi. Para Membros do Conselho Fiscal foram eleitas a Nara Maria Gonçalves, Rosely Amaral de Oliveira Zaponi e Maria do Carmo Ribeiro Santos. Estiveram presentes nesta reunião de constituição do Moto Clube: Josely Penido Dias, Wilson Silva Neves, Ranulfo da Silveira Zaponi, Henrique Joaquim, Gladstone Rodrigues Carvalho e João Alves de Sousa.

A partir daí, devido à participação do grupo na maioria dos encontros realizados em outras cidades de Minas e outros Estados, o nome “TIGRES DO ASFALTO MOTORCYCLES” ficou muito conhecido em todo o Brasil, tendo o Encontro Anual dos Tigres sido incluído no calendário nacional de festividades de encontros de motociclistas.

Em 2003 foi realizado, também com grande sucesso, o VII Encontro Nacional de Motociclistas na Praça Gil Caetano, no Bairro Bom Pastor, praça pública esta adotada através de convênio com Prefeitura Municipal, a qual tornou-se conhecida como a Praça dos Tigres.

Em 2004, pela primeira vez, o VIII encontro nacional de motociclistas foi realizado no Parque Ecológico Dr. Sebastião Gomes Guimarães (Parque da Ilha) que possibilitou a expansão do evento e um maior conforto para os visitantes.

Em 2005, nos dias 01, 02 e 03 de julho, será realizado novamente no Parque Ecológico Dr. Sebastião Guimarães (Parque da Ilha) o IV Encontro Nacional de Motociclistas de Divinópolis com apresentação de diversas bandas musicais, entrega de troféus, distribuição de brindes, parque de diversão para crianças, shows de wheeling, área de camping com café da manhã, boate bacardi, missa com benção dos motociclistas e suas motos e outras diversas atrações.

Desde 1998, os TIGRES DO ASFALTO participam voluntariamente de quase todos os programas educativos, filantrópicos, ecológicos, sociais e humanos existentes na cidade, contribuindo assim de maneira constante para a melhoria da qualidade de vida da sociedade divinopolitana.

Programas mantido pelo Moto Clube:
• Adoção e manutenção,através de Convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Divinópolis, MG, desde 21-04-1999, da praça pública denominada Gil Caetano, conhecida como Praça dos Tigres do Asfalto, localizada no Bairro Bom Pastor;
• Campanha de recolhimento de alimentos não perecíveis e agasalhos, os quais posteriormente são distribuídos para entidades filantrópicas;
• Campanha do Dia das Crianças;
• Campanha do Natal com as Crianças;
• Participação do Projeto Espelhos d’água;
• Programa de ajuda a ASCADI-Associação dos Catadores de Papel, Papelão e demais Materiais Reaproveitáveis de Divinópolis.
• Doação de parte da renda dos eventos para entidades assistenciais, bem como a doação de cestas básicas para entidades carentes.

Por estes trabalhos sociais, culturais, ecológicos, educacionais e filantrópicos o Moto Clube tem o orgulho de ostentar na estante da sua sede as seguintes comendas:
• Lei Municipal de reconhecimento de utilidade pública, n°. 5.076, de 10 de julho de 2.001;
• Troféu “Livre Cidadania”, oferecido pela Prefeitura Municipal de Divinópolis e Fundação de Proteção ao Meio Ambiente;
• Diploma de “Moção Congratulatória”, concedido pela Câmara de Vereadores;
• Troféu “Menção Honrosa”, oferecido pelo Lions Clube de Divinópolis;
• Dezenas de Troféus, Medalhas e outros recebidos de outros Moto Clubes.
• Lei Estadual de reconhecimento de utilidade pública, nº. 16.876, de 01 de agosto de 2007.

Hoje o Moto Clube conta com mais de 50 integrantes efetivos e centenas de amigos motociclistas de convívio constante com o grupo.

Além de motociclistas de Divinópolis, tem ainda, associados através de Facções nas cidades de Belo Horizonte, Cláudio e Passa Tempo.

O Moto Clube TIGRES DO ASFALTO é formado por amigos e parceiros de estrada, amantes do motociclismo, da liberdade, da natureza, independente da cilindrada da moto, da crença religiosa, da opção política partidária ou do estado civil, primando sempre por um motociclismo sadio, responsável e pelos bons costumes.